top of page

Letramento Racial

O Letramento Racial nas escolas é essencial para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa e inclusiva. Promover a conscientização sobre as disparidades raciais e sociais, capacitar estudantes e professores a enfrentar o racismo de forma direta e dialogar com todos os membros da comunidade são ações necessárias para alcançar esse objetivo.

Incorporar perspectivas diversas no currículo enriquece o projeto pedagógico e pode fortalecer o senso de pertencimento. O letramento racial desperta o senso crítico dos estudantes, formando cidadãos sensíveis e engajados na criação de um ambiente onde todas as pessoas são respeitadas, ouvidas e representadas, independentemente de sua origem étnica e social.

fist_01.png

Essa abordagem educacional não só combate a discriminação, o preconceito e a exclusão, mas também fortalece a coesão social, preparando as futuras gerações para lidar com os desafios da diversidade com empatia e compreensão.

Uma sociedade só funciona plenamente por meio da educação e de um projeto pedagógico que incentive ações contínuas e assertivas para potencializar a autoestima de grupos historicamente invisibilizados, promovendo um novo protagonismo liderado por um centro de estudos afro-brasileiros e indígenas.

Na AEN, o letramento racial é parte integrante de nosso cotidiano pedagógico. Temos implementado ações necessárias e urgentes, como aulas públicas na Pequena África (zona portuária do Rio de Janeiro e importante marco do período escravagista), rodas de conversa, criação de uma biblioteca especializada em estudos afro-indígenas, entre outras iniciativas. Nosso compromisso com o letramento racial vai além dos alunos, envolvendo também suas famílias, com o objetivo de promover uma compreensão mais inclusiva da história e cultura afro-brasileira. Assim, buscamos criar um ambiente educacional que valorize a diversidade, fortaleça a identidade dos estudantes e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Beatriz Câmara (Diretora Geral da AEN)
Flávio Henrique Cardoso (Negrociando História)

parceria Negrociando História
bottom of page